Pós graduação EaD em Terapia da Aceitação e Compromisso
Curso de Especialização – Pós graduação em Terapia da Aceitação e Compromisso de 360hs sem Monografia Obrigatória
Atenção!!! Este curso foi MELHORADO!
Agora ele se chama FACT que é a integração da ACT com a FAP – Terapia Analítica Funcional .
Clique aqui para o curso na modalidade EaD!!!
Clique aqui para o curso na modalidade Semi PRESENCIAL!!!
Assista à Aula de Apresentação da Pós graduação em Terapia da Aceitação e Compromisso – ACT
Em parceria com a UniFAHE o CESDE / UniCESDE oferece a Pós graduação em Terapia da Aceitação e Compromisso. No seguinte Link poderá acessar a plataforma do e-MEC para verificar o registro do curso. Clique aqui!!!
A Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) é uma das terapias que surgiram do movimento chamado TERCEIRA ONDA ou de TERAPIAS CONTEXTUAIS. As terapias dessa proposta focam em aspectos como a forma como a linguagem afeta a nossa experiência, a relação terapêutica, o conceito de mindfulness ou estar no presente, o self como contexto e a aceitação. Esta Terapia é mais abrangente, aprofundada e preocupada não apenas em mostrar resultados, mas também em estabelecer uma relação com as dificuldades humanas num sentido mais amplo.
OBJETIVO:
Este Curso de Pós GRADUAÇÃO Lato Sensu EaD (On line) tem como objetivo desenvolver estudos de forma a Especializar o aluno no contexto da Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) dando o embasamento necessário nessa abordagem para atendimento clínico psicoterápico.
MODALIDADE:
Curso desenvolvido na modalidade a distância (EaD / On line) mediado pela internet em Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). O Curso terá aulas gravadas e também ao vivo (webconferência). Além das aulas o curso contará com Tutoria prestada pelas(os) próprias(os) professoras(es) e atividades avaliativas.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):
Após a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 os cursos de Pós graduação / Especialização estão dispensados de exigir Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Quem desejar fazê-lo deverá cursar um módulo extra de 3 meses 60hs/aula que será cobrado, ao final do curso, com um orientador para a confecção do TCC. Receberá Diploma com 420hs/aula.
CARGA HORÁRIA:
360 horas/aula sem TCC e 420 horas/aula com TCC
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos e Médicos (de preferência Psiquiatras).
INVESTIMENTO:
- Mensalidades => 15 parcelas de R$367,00 (15 mensalidades);
- ATENÇÃO! Desconto especial Mês do consumidor. Clique aqui e converse pelo Whatsapp!
- NÃO cobramos matrícula;
- 1ª MENSALIDADE vence 30 dias após o início do curso;
- Cobrança por BOLETO ou PIX;
- Não cobramos multa por cancelamento de curso.
FUNCIONAMENTO do CURSO:
- Aulas gravas disponibilizadas semanalmente juntamente com Fórum de Dúvidas respondidos pelas(os) próprias(os) professoras(es), Atividades Avaliativas Objetivas, Materiais em PDF para download entre outros;
- Aulas ao vivo para fechamento de módulos de aulas onde as/os alunas(as) interagirão com os professores diretamente discutindo e tirando dúvidas sobre as aulas cobertas.
PROGRAMA
Disciplina: Gestão do Tempo
- Aula 1 – Gestão do Tempo para EaD
Disciplina: A Construção do Conhecimento em Psicologia
- Aula 2 – A Construção do Conhecimento Científico em Psicologia 1
- Aula 3 – A Construção do Conhecimento Científico em Psicologia 2
Disciplina: Desenvolvimento Histórico e RFT
- Aula 4 – História e Desenvolvimento da ACT
- Aula 5 Teoria dos Quadros Relacionais I
- Aula 6 Teoria dos Quadros Relacionais II
- Aula 7 – Webconferência 01 (Discussão das Aulas 2 a 6)
Disciplina: Bases Conceituais da ACT
- Aula 8 – Modelo de sofrimento humano
- Aula 9 – Modelo de psicopatologia
- Aula 10 Formulação de caso na ACT
- Aula 10 Formulação de caso na ACT
- Aula 11 Relação terapêutica na ACT
- Aula 12 – Webconferência 2 (Discussão das Aulas 8 a 11)
Disciplina: Consciência do Momento Presente
- Aula 13 – Mindfulness e momento presente I
- Aula 14 Mindfulness e momento presente I
Disciplina: Processos Clínicos em ACT
- Aula 15 Self como contexto
- Aula 16 Desfusão cognitiva
- Aula 17 Webconferência 03 (Discussão das Aulas 13 a 16)
- Aula 18 – Aceitação I
- Aula 19 – Aceitação II
- Aula 20 – Valores
- Aula 21 – Ação comprometida
- Aula 22 – Avaliação em ACT
- Aula 23 – Webconferência 04 (Discussão das Aulas 18 a 22)
Disciplina: Técnicas em Terapia da Aceitação e Compromisso
- Aula 24 – Técnicas em ACT 1
- Aula 25 – Técnicas em ACT 2
- Aula 26 – Técnicas em ACT 3
- Aula 27 – Técnicas em ACT 4
- Aula 28 – Webconfência 05 (Discussão das Aulas 24 a 27)
Disciplinas: Estudo de Casos
- Aula 29 – Estudo de Caso 1
- Aula 30 – Estudo de Caso 2
- Aula 31 – Estudo de Caso 3
- Aula 32 – Estudo de Caso 4
EQUIPE de PROFESSORES:
RODRIGO FERNANDO PEREIRA
- Psicólogo graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado, doutorado e pós-doutorado no Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Atuou em pesquisas de tratamento da enurese noturna, tendo organizado livro sobre o assunto publicado em 2012. Atualmente é psicólogo clínico no Núcleo Interface de Psicologia, em São Paulo, onde atua com terapias comportamentais de terceira onda, em especial a Terapia de Aceitação e Compromisso. É autor de artigos e capítulos de livro em obras de referência em terapia cognitivo-comportamental e professor em cursos de pós-graduação da mesma área.
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DANIELLE ROOS
- Psicóloga clínica há 11 anos com experiência em atendimento de adolescentes, adultos, famílias e grupos. Treinadora de habilidades em DBT para adolescentes, adultos, familiares e profissionais; Especialista em Terapias Contextuais (MICPSY/Espanha); Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (INTCC/RS); Treinamento em DBT (Behavioral Tech/EUA); Formação em ACT (CESDE); Formação em Psicoterapia e Intervenções Familiares (ELO/RS) – término 9/2021; Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano (UnilaSalle/RS) – término em 12/2021.
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ESTER BERGSTEIN
- Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo AMBAN/IPq – USP. Possui formação em Terapia de Aceitação e Compromisso para Transtornos Depressivos e de Ansiedade do Russ Harris, Terapia Comportamental Dialética pelo The Linehan Institute/EUA e em Terapia Cognitivo Comportamental de Crianças e Adolescentes pelo Núcleo Conscientia/SP. Atua como psicóloga clínica no Núcleo Interface de Psicologia, em São Paulo.
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FELIPE ALCKMIN-CARVALHO
- Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e discente do curso de Medicina da faculdade UniRedentor (RJ). Mestre e Doutor em Ciências pelo Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Atualmente cursa estágio de Pós-Doutorado no Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)
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JULIANA MACHADO
- Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), com mestrado e doutorado em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui formação em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo Cesde e Terapia Comportamental Dialética pelo The Linehan Institute/EUA. Atua como psicóloga clínica no Núcleo Interface de Psicologia, em São Paulo e como professora e supervisora clínica na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul SP)
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JULIANA CAVERSAM
- Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Atuou em pesquisas na área da Psicologia da Saúde. É Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Atualmente é Psicóloga do corpo clínico do Instituto de Psicologia e Controle do Stress – Botafogo – RJ e atua em consultório particular em Niterói – RJ. Possui Formação em ACT pelo CESDE e Pós-Graduação em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental Contextual (CECONTE). Professora da Pós graduação em ACT – Terapia da Aceitação e Compromisso do UniCESDE.
GÉSICA BORGES BERGAMINI
- Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia, Neurociências e Psicopedagogia, Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Formação em Terapia de Terceira Geração e Terapia Comportamental Dialética. Treinadora de Habilidades para Adultos e Adolescentes (DBT -A). Líder certificada de grupos de Family Connections pelo Paradigma/National Education Alliance for Borderline Personality Disorder. Formação em Bom Manejo Clinico (GPM) para Transtorno de Personalidade Borderline pela Harvard Medical School. Mestra em Psicologia com ênfase em Saúde e Processos Psicossociais. Professora do ensino superior e pós graduação. Atendimentos clínicos para adolescentes e adultos – avaliação neuropsicológica de forma presencial e on-line. Integrante do DBT LAB – Laboratório de Terapia Comportamental Dialética do Instituto Paradigma. Idealizadora e responsável técnica do @DBTParaTodos. Delegada Estadual (RO) da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas e Contextuais (FBTC). Professora das Pós graduações em ACT – Terapia da Aceitação e Compromisso, em Terapia Cognitivo Comportamental da Obesidade e do Emagrecimento e Pós Graduações em DBT do UniCESDE.
ADMAR CARDOSO
- Graduado em Psicologia pela Pucminas, Especialista em Design Instrucional, diversos cursos de Formação nas áreas de terapias Cognitivas e Integrativas, instrutor de Mindfulness, Andragodogo.
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DÚVIDAS?
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